terça-feira, 8 de janeiro de 2008
JORNADA EXCESSIVA PODE CAUSAR ACIDENTE.

O chefe de inspeção do Ministério do Trabalho José Rubo ressalta que a atividade em excesso pode comprometer a eficiência
Rodrigo Ferrari
O aumento excessivo do tamanho da jornada de trabalho costuma trazer riscos para a integridade física dos profissionais - principalmente naqueles casos em que a máquina dita o ritmo do trabalho. “Se a pessoa não estiver descansada, corre os risco de sofrer acidentes”, pondera o chefe do setor de inspeção da subdelegacia de Bauru do Ministério de Trabalho, José Eduardo Rubo.

Ele ressalta que a legislação em vigor leva em conta, desde que foi concebida nos anos 30, a necessidade de momentos de descanso para os empregados. Hoje, a jornada máxima admitida no País é de oito horas diárias (44 semanais ou 240 mensais) podendo ser acrescida de duas horas-extras ao dia. “É lógico que tudo que ultrapassa a jornada máxima ser visto como exceção, não como regra. O trabalho em excesso pode comprometer, inclusive, a eficiência da mão-de-obra”, lembra Rubo.

A possibilidade do aumento da atividade produtiva do País, prevista para o próximo ano, tem causado uma certa preocupação nos funcionários do ministério. “Se observarmos a história do Brasil nos últimos 30 anos, vamos notar que existe uma correlação direta entre a quantidade de doenças profissionais e o crescimento da economia. Isso se deve ao fato de haver uma maior quantidade de pessoas trabalhando, aliado a uma maior pressão das empresas por produtividade”, explica Rubo.

Ele afirma que o Ministério do Trabalho já vem preparando algumas iniciativas para tentar combater (ou pelo menos minimizar) esse problema. A ações devem ser voltadas, prioritariamente, para os ramos da construção civil, agropecuária, metalurgia, entre outros.



Compare preços de:

CDS - DVDS - TERAPIAS - PURIFICADORES - INALADORES E NEBULIZADORES - MEDICAMENTOS - MEDIDORES DE GLICOSE - PRODUTOS P/ ALÉRGICOS

 
posted by Arthurius Maximus at 11:24 | Permalink |


0 Comments:


BlogBlogs.Com.Br