sábado, 15 de setembro de 2007
CONDROMALÁCIA PATELAR.

NOTA DO EDITOR: Ainda hoje, respondi a esta dúvida na comunidade “REFÉNS DA LER/DORT”, contudo resolvi voltar ao assunto aqui, pois muitos lesionados podem estar sendo enganados por médicos a serviço das empresas e c Omo informação é sempre bom... segue as características desta doença.

Condromalácia Patelar (também conhecida como Síndrome Dor Patelo-Femural, ou Joelho de Corredor) é uma condição degenerativa crônica da cartilagem da superfície posterior da patela. Ela produz desconforto e dor ao redor ou atrás da patela. É comum em jovens adultos, especialmente jogadores de futebol, ciclistas, jogadores de tênis e corredores. A condição pode ser resultado de uma contusão na patela (lesão aguda) ou de uma fricção crônica entre a patela e o sulco patelar do fêmur, por onde ela passa durante a flexão do joelho. Condromalácia Patelar se refere ao joelho que foi estruturalmente danificado, enquando o termo mais genérico Síndrome da Dor Patelo-Femural se refere aos estágios iniciais dessa condição, onde os sintomas ainda são completamente reversíveis. Porém, eventualmente, mudanças causadas por reações inflamatórias internas da cartilagem produzem um dano estrutural que é muito mais difícil de ser tratado. A Condromalácia Patelar é classificada em três níveis: Grau 1, Grau 2 e Grau 3, de acordo com o estágio de deterioração da cartilagem.

Sintomas:

Dores atrás ou ao redor da patela (rótula) do joelho. Essa dor ocorre principalmente se joelho é forçado quando está flexionado, como por exemplo, ao subir escadas e agachar. Uma ardência ou dor ao ficar com o joelho flexionado por longos períodos, mesmo sem forçá-lo, também é um sintoma comum na Condromalácia Patelar, além de crepitação e estálos, muitas vezes audíveis. Em alguns estágios é possível a presença de derrame intra-articular (inchaço).

Causas.

Condromalácia Patelar pode ser causada por um trauma distinto (pancada) ou por um trauma crônico, como uma força excessiva aplicada na patela através de exercícios como Agachamentos ou Leg Press. As anomalias biomecânicas como a super pronação dos pés pode resultar em incongruência entre a direção que a patela é puxada pelo músculo do quadríceps e a o formato do sulco patelo-femural por onde ela se desloca.

Recomendações.
  • Excluir exercícios e esportes de alto impacto (futebol, volei, basquete, corrida, ciclismo...) ou atividades suspeitas de causarem a lesão. Natação é um bom exercício para manter o condicionamento físico sem afetar o joelho.
  • Reforçar os músculos fracos com exercícios leves e de baixo impacto. É especialmente importante reforçar o Vasto Medial para balançar as forças sobre a patela. Por exemplo, fazer Extensão da Perna separadamente para cada perna e Leg Press. É importante avaliar o limite de extensão e flexão do joelho durante os exercícios, para não agravar o quadro. Peça ao profissional para demonstrar. Evite a sobrecarga.
  • Alongar quadríceps, banda iliotibial (lateral), posterior da coxa, tendões e panturrilha regularmente. Não esquecer de alongar bem antes e depois dos exercícios.
  • Colocar gelo no joelho após os exercícios.
  • Evitar subir e descer escadas.
  • Garantir lugar suficiente para a perna no carro ou no seu lugar de trabalho, evitando manter o joelho flexionado mais de 90 graus por muito tempo.
  • Manter boa postura e evitar cruzar as pernas por longos períodos.
  • Quando estiver deitado, não deixar o peso do corpo pressionar ou mover a patela, usando um travesseiro para manter os joelhos levemente separados e as patelas no lugar.
  • Usar sapatos confortáveis, principalmente durante os exercícios.
  • Evitar aplicar peso excessivo na junta afetada, perdendo peso se necessário.
  • É imprescindível fazer uma avaliação com um Reumatologista ou um Ortopedista para receber o tratamento correto. O diagnóstico mais detalhado é feito, normalmente, através de um exame de Ressonância Magnética e em vários casos é recomendado o uso de anti-inflamatórios, fisioterapia e até mesmo cirurgia (casos mais graves).

Compare preços de:

CDS - DVDS - TERAPIAS - PURIFICADORES - INALADORES E NEBULIZADORES - MEDICAMENTOS - MEDIDORES DE GLICOSE - PRODUTOS P/ ALÉRGICOS
 
posted by Arthurius Maximus at 01:09 | Permalink |


0 Comments:


BlogBlogs.Com.Br