terça-feira, 10 de junho de 2008
AS L.E.R./D.O.R.T. E O FRIO.

Com as temperaturas mais baixas, além das doenças típicas de inverno - como gripes e problemas de garganta -, as dores musculares também costumam ser comuns, causando desconforto principalmente em pessoas que têm de trabalhar sentadas por muitas horas. “Nossos músculos são a grande fonte geradora de calor do nosso corpo, e nos dias frios são mais exigidos. Ou seja, se contraem mais para gerar calor, o que os torna mais tensos e por vezes, rígidos. Esta exigência leva a uma situação de maior cansaço”, explica Dr. Alison Klein, fisioterapeuta do trabalho do SEFIT Prevenção Laboral.

Além das dores, a tensão muscular no frio costuma piorar certas doenças como lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). “Nesta época os sintomas são exacerbados pela tensão maior do músculo. As regiões afetadas tendem a ficar mais sensíveis, e as dores se tornam mais intensas. Esta piora tende a se complicar em casos sem tratamento direcionado”, alerta o fisioterapeuta.

As dores musculares por conta do frio podem interferir também na produtividade dos funcionários. “Ela diminui sensivelmente quando estão com queixas e principalmente quando o ambiente não é climatizado”, diz Dr. Alisson. Para melhorar essa queixa, as empresas, segundo o fisioterapeuta, devem manter ambiente climatizado e proporcionar situações para que o trabalhador se sinta cômodo, como manter programas de ginástica laboral. “Essas ações favorecem a produção de calor pelos músculos de maneira mais adequada, possibilitando ao músculo sua manutenção.

Quando o fisioterapeuta observa que os trabalhadores estão encolhidos, ele deve direcionar as atividades para prevenir as dores”, esclarece Dr. Alisson.


Prevenção

Para evitar dores musculares e prevenir-se de doenças ocupacionais, o fisioterapeuta orienta:

- Procure ficar bem agasalhado

- Pratique exercícios físicos ou caminhadas regulares

- No local de trabalho, pratique ginástica laboral

- Prefira ambientes climatizados

- Sempre que possível, aqueça-se com bebidas quentes.

Fonte: www.bemparana.com.br


Compare preços de:


CDS - DVDS - TERAPIAS - PURIFICADORES - INALADORES E NEBULIZADORES - MEDICAMENTOS - MEDIDORES DE GLICOSE - PRODUTOS P/ ALÉRGICOS
 
posted by Arthurius Maximus at 14:25 | Permalink |


0 Comments:


BlogBlogs.Com.Br