sexta-feira, 29 de junho de 2007
L.E.R./D.O.R.T. - PONTO DE VISTA.

Dentre as inúmeras doenças profissionais que vem acometendo os trabalhadores de diversos setores, destaca-se um grupo de afecções denominadas LER, que tem chamado a atenção dos médicos por ser altamente incapacitante.

A conduta terapêutica utilizada para o tratamento da LER pode ser conservadora ou cirúrgica, baseando-se nas formas de apresentação clínica. A conduta terapêutica conservadora baseia-se em:

a) repouso (imobilização + afastamento);
b) Medicação (antiinflamatórios, analgésicos, vitaminas e medicações sintomáticas);
c) Fisioterapia: O alongamento devolve ao músculo fadigado e encurtado o seu comprimento de repouso, condição fundamental para adquirir potência máxima.

Depois de alongados e passada a fase inicial de dor de maior intensidade, os músculos devem ser fortalecidos para que possam exercer as atividades diárias.

Atualmente, na fisioterapia são utilizados métodos específicos de tratamento objetivando condicionar os tecidos afetados: alongar, fortalecer, otimizar a circulação sanguínea e corrigir possíveis causas das LER localizadas em outras regiões do corpo como, por exemplo, as alterações posturais e até mesmo atuando no combate ao stress.

As LER, quando diagnosticadas e tratadas precocemente tem seus sintomas controlados com maior facilidade e a resolução ocorre em menor espaço de tempo.

Utiliza-se dos aparelhos da fisioterapia (terapia por laser e terapia por ultra-som) alem da cinesioterapia ou técnicas especificas para correcao postural e trabalho global de alongamento e fortalecimento muscular. É o que se consegue com as técnicas da RPG e Iso-stretching.

d) Terapia ocupacional.

Terapia conservadora:

72% - Melhora com repouso + medicação
89% - Melhora com repouso + medicação + fisioterapia
97% - Melhora com repouso + medicação + fisioterapia + terapia ocupacional
3% - Indicado tratamento cirúrgico.


A prevenção de LER baseia-se na adoção de medidas relativas ao tempo de exposição (pausas e limitações de tempo de trabalho), a alterações no processo e organização do trabalho e na adequação de máquinas, mobiliários, dispositivos, equipamentos e ferramentas de trabalho às características dos trabalhadores.

Diante da ocorrências de casos de LER, ainda que na forma incipiente e não incapacitante, cabe ao Empregador adotar medidas corretivas; tais como:

a) Introdução de pausas para descanso;
b) Introdução de programas de treinamento de prevenção*;
c) Adoção de equipamentos de proteção individual **;
d) Redução da jornada de trabalho na atividade geradora de LER;
e) Modificações no processo e na organização do trabalho visando a diminuição da sobrecarga muscular; gerada por gestos e esforços repetitivos, mecanizando ou automatizando o processo, reduzindo o rítmo de trabalho as exigências de tempo e diversificando as tarefas;
f) Adequação do mobiliário, máquinas, dispositivos, equipamentos e ferramentas às características fisiológicas do trabalhador;
g) Realização de estudo para análise ergonômica dos Postos de Trabalho.


Recomenda-se o desenvolvimento das atividades laborais por 50 minutos e se descanse pelo menos 10 minutos.

Podem-se realizar exercícios durante as pausas:

- iniciar os exercícios de forma lenta e gradativa, alongando sem forçar,
- exercitar-se de forma a não sentir dor,
- permanecer na posição de alongamento por aproximadamente 20 segundos,
- respirar calmamente e regularmente durante o exercício.

As LER, quando diagnosticadas e tratadas precocemente tem seus sintomas controlados com maior facilidade e a resolução ocorre em menor espaço de tempo. Se você tiver duvidas precisar esclarecimentos ou quiser orientações procure um profissional de sua confiança.


FONTE:http://www.formatto.com.br/info/fisio_ler/



 
posted by Arthurius Maximus at 02:13 | Permalink |


0 Comments:


BlogBlogs.Com.Br