TERMOMETRIA CUTÂNEA (termografia ou teletermometria ou teletermografia cutânea).
O exame termográfico por imagem de radiação infravermelha é uma nova técnica médica para o diagnóstico da LER - Lesões por Esforços Repetitivos, que hoje é uma verdadeira "epidemia" entre os trabalhadores de diversas categorias profissionais, entre elas a dos químicos. Segundo o Dr. Marcos Brioschi, pioneiro e referência no Brasil na aplicação da técnica, ela trata-se de "uma maneira objetiva de se avaliar a dor". A termografia infravermelha é feita com uma câmera especial que filtra os raios infravermelhos e filma o paciente. Analisando a distribuição térmica do corpo na imagem, o médico faz o diagnóstico com base em pontos de temperatura anormal. Segundo o Dr. Brioschi, a técnica se mostra eficaz na detecção de dores sem marcas físicas, que muitos consideram subjetivas, como por exemplo a tendinite, e também comprova casos de lesão por esforço repetitivo. "Ela não substitui os métodos atuais, como ultra-sonografia ou tomografia, mas complementa a análise", explica o Dr Brioschi. (veja aqui)
MODERNA TECNOLOGIA FACILITA EXAMES DE LER/DORT
A TERMOMETRIA CUTÂNEA (AMB 39.01.007-4), conhecida internacionalmente por IMAGEM INFRAVERMELHA, é um dos métodos mais modernos no diagnóstico complementar da LER/DORT da atualidade. É capaz de detectar inúmeras lesões, muitas vezes não detectadas por outros métodos, e de forma ainda mais precoce.
A TERMOMETRIA CUTÂNEA INFRAVERMELHA é um método que complementa os achados anatômicos das atuais técnicas radiológicas (raio X, tomografia, ressonância magnética) além de avaliar como o corpo está funcionando, independente se há uma alteração de estrutura ou tecido detectável por esses exames.
A InfraredMed® é uma empresa especializada em diagnóstico por imagem infravermelha desde 1999 e que trabalha de forma ética, profissional e de qualidade, sempre se preocupando na documentação científica e em poder ajudar o profissional de saúde no diagnóstico precoce e restabelecimento de doenças crônicas de seus pacientes. Preocupada sempre em se aprimorar constantemente e trazer a mais alta tecnologia, está à frente em pesquisas junto a universidades nacionais e internacionais e participando ativamente de congressos médicos.
A InfraredMed® é habilitada pela American Association of Thermology para realizar exame de termometria cutânea por imagem infravermelha (antiga teletermografia que não se utiliza mais, devido baixa resolução de imagem e uso de nitrogênio líquido).
NOVIDADE : Este exame consta no rol de procedimentos da Associação Médica Brasileira e já pode ser realizado por TODOS os planos de saúde.
O exame de alta resolução é realizado em Curitiba, capital São Paulo, Sorocaba (SP), Anápolis (GO), Blumenau, Itajaí e Baln. Camboriu (SC) pela InfraredMed® ( www.infraredmed.org ) e não precisa ir marcar pessoalmente, pode ser feito simplesmente pelo telefone 41-3362-0623 , caso tenha dúvidas quanto aos convênios, basta ligar também neste número.
Para quem mora em Goiás basta entrar em contato com o médico habilitado pela InfraredMed®, Dr Nivaldo Teles (62) 3099-8787
Segundo Dr. Marcos Brioschi, em breve estará sendo implantado em outras capitais como Salvador, Goiânia, Fortaleza, Maceió, Porto Alegre, Belo Horizonte e fora do país Espanha, Portugal e EUA.
O exame realizado pela InfraredMed® é totalmente indolor, sem contraste, sem radiação.
É realizada uma filmagem de corpo inteiro que fica gravada e entregue ao paciente na forma de laudo.
Também é realizado teste onde o paciente mergulha as mãos em água e em seguida filma-se em tempo real a resposta térmica para estudar a presença de neuropatias como síndrome do túnel do carpo, lesão ulnar, lesão radial, distrofia simpático-reflexa etc.
O exame completo da InfraredMed® dura mais de 1 hora, e o laudo com cerca de 16 imagens coloridas de alta resolução é entregue no mesmo dia.
O exame fica também disponível na Internet para o médico e seu paciente por meio de senha individualizada no mesmo dia, para consulta quando preciso.
Quem quiser conferir as imagens de alta resolução e a qualidade do exame, existe uma apresentação em PowerPoint que é só baixar da Internet:
http://www.saps.com.br/sites/infrared/downloads//LER-DORT.pps
É importante ressaltar que o exame da InfraredMed® é um complemento diagnóstico na avaliação da LER/DORT e também de outras doenças, assim como a radiografia, ultra-sonografia, ressonância magnética, eletroneuromiografia. Ele não substitui nenhum dos exames anteriores, porém pode ser importante para o seu médico no melhor esclarecimento clínico do que está acontecendo com você e auxiliar no tratamento.
Nenhum exame isolado é capaz de ter em sua conclusão diagnóstica simplesmente: LER/DORT! Isto é um nexo causal que só pode ser dado eticamente por um médico após avaliar em longo prazo seu paciente, seu ambiente de trabalho e exames complementares. A termometria infravermelha documenta cientificamente as alterações e disfunções que estão associadas a LER/DORT servindo de suporte para a condução de cada caso isoladamente, isto é, nenhum caso é igual a outro pois leva em conta diversas circunstâncias.
Nethe
muito interessante, mas gostaria de saber sobre esse procedimento para fibromialgia
obrigada
Ane Coelho
anefloral@gmail.com