Embora muitos trabalhadores deixem passar em branco, hoje, dia 28, é uma data escolhida como homenagem aos trabalhadores de todo mundo “Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho”. De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT) todos os dias morrem em média cinco mil trabalhadores por causa desses problemas.
A secretária de Saúde e Segurança do Sindicato dos Bancários no Maranhão, Carla Regina, afirma que o motivo dos problemas é a jornada de trabalho desgastante que a maioria dos trabalhadores precisam enfrentar. “Muitas empresas não trabalham com a prevenção de acidentes e não respeitam os 10 minutos de descanso que o empregado tem direito”, conta.
Entre os bancários, a lesão por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são as doenças mais comuns aos trabalhadores. Segundo informações da OIT, todos os anos acontecem aproximadamente 270 milhões de acidentes de trabalho e mais de 160 milhões de doenças ocupacionais.
Entre os sintomas estão dor, sensação de peso e dormência causadas principalmente por esforço repetitivo, má postura e mobiliário inadequado. Aos primeiros sintomas o trabalhador deve procurar um hospital e jamais assinar qualquer exame periódico senão concordar com a avaliação do médico do trabalho
Fonte: http://oimparcial.site.br.com
Compare preços de: