sexta-feira, 20 de julho de 2007
CAMPANHA CONTRA O DIREITO DO TRABALHADOR.

Distoção dos fatos pela emissora revela que patrões estão inconformados com lei que obriga empregador a ter de provar que doenças de empregados não são causadas no trabalho

Que as Organizações Globo fazem o jogo das elites, dos patrões e dos poderosos grupos econômicos, as pessoas com um mínimo de consciência política já sabem. Mas a emissora de TV, que detém o monopólio da mídia no Brasil, exagerou na dose na matéria entitulada “Profissão em perigo: perito do INSS”, divulgada no Jornal Nacional, no último dia 4, que relata supostas “ameaças feitas por trabalhadores aos peritos do INSS.” Ao atacar os trabalhadores, a emissora usou habituais artifícios que costuma praticar quando interessa aos seus proprietários manipular a informação. A matéria generaliza casos isolados como se fossem a regra para caracterizar os trabalhadores como “fraudadores do INSS”, disseminando a idéia de que os peritos estariam sendo pressionados a confirmar que os problemas de saúde apresentados são, de fato, doenças ocupacionais.

Verdade omitida - Além de ouvir apenas a versão de uma das partes envolvidas, a dos peritos, não praticando um elemento básico do jornalismo conhecido como cruzamento das fontes, a Globo omitiu o drama das pessoas que sofrem com ambientes insalubres e cujas empresas não possuem nenhuma política preventiva para evitar as doenças de seus empregados. “Por trás dessa notícia está o fato de que o empresariado está inconformado com a aprovação da Lei 8212/91, que inverte a lógica perversa que obrigava o trabalhador lesionado a ter de provar que sua doença é, de fato, causada por problemas das condições de trabalho ou de um ambiente insalubre”, denuncia o diretor da Secretaria de Saúde do Sindicato Almir Aguiar. O sindicalista tem razão. Não são poucas as empresas que tentam desqualificar a aprovação do chamado Nexo Técnico Epidemiológico, uma conquista da sociedade que ajuda a revelar as causas das doenças profissionais de forma realista. “Não é por acaso que a Rede Globo apresentou uma notícia com este teor. Há uma campanha clara da burguesia contra este direito do trabalhador. O movimento sindical vai denunciar sempre todas as formas de manipulação da informação e distorção dos fatos, especialmente aquelas que visam prejudicar a classe trabalhadora”, conclui Almir.

Fonte: Jornal Bancário.
 
posted by Arthurius Maximus at 21:59 | Permalink |


0 Comments:


BlogBlogs.Com.Br